top of page

Convidados

Alexandra Nobre 

 

Alexandra Nobre é bióloga e professora no Departamento de Biologia da Universidade do Minho. É ainda coordenadora do projeto STOL (Science Through Our Lives). A comunicação de ciência foi um salto, há 10 anos, com a criação do projeto STOL. Antes passou pela FCL, o IST e depois para UMinho sempre com os microrganismos atrás. Também saltou de quimiostatos para microtubos… Pipetar 0,5 µl foi talvez o seu maior ato de fé, mas é mais de “ver para crer”! Alexandra considera que “a diversidade humana é uma grande inspiração''. É tão gratificante interagir com pessoas de diferentes áreas e ver as ideias a saltar como pipocas”! É bióloga mas também podia ser artesã. Adora reinventar o uso de materiais. O factor surpresa é um grande trunfo. Os modelos e materiais manipuláveis são outros. 

 

Alexandre Aibéo

 

Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, Mestre em Mecânica de Fluidos, e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. Ensina na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e Investiga na área da astrofísica solar. Foi, em 2010, o vencedor da primeira edição do concurso FAMELAB – Comunicar Ciência em Portugal.

Dedica-se, desde 1996, à promoção da cultura científica e, nos tempos livres, ao bricolage e a projectos do «fundo da gaveta». É autor, em conjunto com Pedro Aibéo, arquitecto, de “Isto não é (Só) Matemática" (Quidnovi, 2012), um livro que segundo Nuno Markl deu sex-appeal à matemática. Em 2016 lança o livro de divulgação científica chamado 90% do caro leitor foi Feito nas Estrelas, um volume da coleção Ciência Aberta, publicado pela Gradiva e que leva o leitor a regressar ao fascínio da Astrofísica e à redescoberta do mundo pelos olhos de uma criança: curiosa, atenta e inquisitiva.

​

Ana Godinho

 

Ana Godinho é Head of Education, Communications and Outreach no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas. Antes de trabalhar com o CERN, a Ana foi chefe do Departamento de Comunicação na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e teve ainda cargos de comunicação de ciência em Centros de Investigação biomédica em Portugal e no Reino Unido. A Ana é uma cientista que se tornou comunicadora. É Doutorada em Neurobiologia pela University of London e Mestre em Comunicação de Ciência pela Open University no Reino Unido. Publicou artigos de comunicação de ciência e integrou quadros de revisão em Portugal, na Suíça, na Irlanda e no Luxemburgo. É ainda co-autora de um livro de experiências científicas para crianças e tem colaborado em projetos de divulgação científica na Europa, África e Brasil. 

 

Andrea Cunha Freitas

 

Jornalista do PÚBLICO desde 1997, trabalhando sempre em temas da área da Saúde e Ciência. Foi jornalista da secção da Sociedade e editora desta secção entre 2012 e 2015. Em 2016 passou a estar exclusivamente dedicada à secção de Ciência, como jornalista. Tem 43 anos, nasceu em Coimbra, fez a licenciatura de Jornalismo Internacional, na Escola Superior de Jornalismo. Vive no Porto, onde trabalha.

 

David Marçal

 

O David é doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. É bioquímico e comunicador de ciência e autor de vários livros, espetáculos, programas de televisão e centenas de artigos na comunicação social sobre ciência. Ensina comunicação de ciência na Universidade Nova de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Químicos Jovens (da Sociedade Portuguesa de Química), Ideias Verdes (da Fundação Luso e do jornal Expresso) e COMCEPT (da Comunidade Céptica Portuguesa).

 

Felisbela Lopes

​

A Felisbela é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade e Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. 

Lecciona, desde 1994, disciplinas ligadas ao campo do Jornalismo. As suas áreas de investigação são a informação televisiva, a comunicação e o jornalismo da saúde e o jornalismo político. 

Foi investigadora principal de dois projetos de investigação financiados pela FCT: “A Doença em Notícia” e “Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública na era digital”. 

É autora de vários livros, comentadora residente da RTP para os temas de comunicação e colunista semanal do Jornal de Notícias e mensal do Correio do Minho.

​

Inês Saavedra 

 

A Inês é licenciada em Física pela Universidade do Porto e Mestre em Física - especialização em Física Fundamental pela Universidade do Minho. Não satisfeita com o percurso profissional que se avizinhava na área da Física, e sentindo-se profundamente incomodada com injustiças sociais, resolveu tirar o Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, também na Universidade do Minho. Acredita que para transformar a sociedade, deve assegurar-se uma educação que incentive o espírito crítico e o cuidado entre as pessoas. Nesse âmbito, teve a oportunidade de trabalhar num projeto do Programa Escolhas, com crianças e jovens de um bairro social no Porto. Recentemente, entrou para a Plataforma de Ciência Aberta, onde é gestora de projetos. Para além de coordenar a estratégia de Escola Aberta do projeto europeu Open Science Hub Network, tem trabalhado na formação de professoras e professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, do 1.º ano ao ensino secundário.

 

Jorge Fiens 

 

Jorge Fiens é  responsável pela Comunicação e Marketing do INL (International Nanotechnology Laboratory). A sua equipa é composta por profissionais responsáveis por fazerem a ligação entre esta instituição de investigação internacional e as audiências internas através dos media tradicionais, redes sociais, eventos e envolvimento do público usando todos os canais mais adequados de modo a aproximar o INL do mundo. Jorge Fiens é licenciado em Ciências da Comunicação, e pós-graduado em Assessoria de Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. É ainda doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É ainda detentor do grau de Auditor do Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional Português.  

​

Maria João Leão

 

Maria João Leão é co-fundadora e Diretora Executiva da Maratona da Saúde desde 2012. É Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. Frequentou o Programa de Doutoramento em Biologia e Medicina do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e fez investigação científica nas áreas da virologia e do cancro da mama no Imperial College e no Breakthrough Breast Cancer, no Reino Unido onde iniciou também a sua formação em Comunicação de Ciência e Fundraising. Foi responsável, desde 2007 até 2012 pelo desenvolvimento de projetos de comunicação de ciência e de angariação de fundos no IGC, onde desenvolveu parcerias inéditas com a Everything is New no festival de música NOS Alive e com a Vista Alegre com o objetivo de fomentar o envolvimento dos cidadãos na investigação científica e promovê-la através da angariação de financiamentos privados. Fez estágios nos departamentos de fundraising do Institute of Cancer Research e do Leukaemia Research Fund em Londres, no Reino Unido. Participou em inúmeros congressos e workshops de comunicação de ciência e de fundraising a nível nacional e internacional e colaborou na supervisão de estudantes na área. Para além de publicações científicas, é também autora de artigos sobre o seu trabalho em comunicação de ciência e fundraising para a investigação biomédica em Portugal, em revistas de referência.

 

Nuno Peres 

 

Nuno Peres é licenciado em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora e doutorou-se em Física pela mesma Universidade. Pelo caminho realizou um mestrado em Física Teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Presentemente é professor do Departamento de Física da Universidade do Minho.

Recebeu vários prémios: Prémio de mérito da Universidade de Évora, que distingue o aluno que termina o curso com a classificação mais elevada de entre todos os cursos da Universidade, a distinção de investigador do ano, na primeira edição deste evento na Universidade do Minho, e o Prémio Gulbenkian de Ciência (da Fundação Calouste Gulbenkian).

Já participou em 34 actividades de divulgação científica em vários formatos. 

​

Olga Magalhães

 

Olga Estrela Magalhães é Media Relations Specialist e coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação (2005), Mestre em Ciências da Comunicação (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e doutorada em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2020), Olga Estrela Magalhães é especializada em Assessoria Mediática na área da Investigação em Saúde, contando com quinze anos de experiência neste campo.

Iniciou a sua atividade profissional em 2005, na FMUP, tendo integrado diversos projetos de comunicação e assumido a operacionalização da estratégia mediática da instituição. Em 2016, assumiu as rédeas da Comunicação da Unidade de Investigação CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Curiosidades

Gosta de gatos e de livros. Tem fama de gulosa. (Calúnias! É um problema de hipoglicemia, clinicamente resolvido com doces.)

Tem um filho de oito anos que quer ser paleontólogo (e ameaça mudar-se para a Lourinhã).

 

Rita Neves 

 

Rita de Almeida Neves é Comunicadora de Ciência no ITQB NOVA, trabalhando na dinamização de programas educativos e iniciativas de aproximação à sociedade. Com uma paixão pela escrita, mantém crónicas regulares no P3 e nunca a vão encontrar sem um caderno e caneta. Licenciada em Bioquímica e com mestrado em Comunicação de Ciência, as moléculas e as palavras andaram sempre a par. Nos últimos anos, tem-se dedicado a transmitir conceitos de ciência de modo claro, em vários formatos e aliando o rigor à dinâmica e componente visual. Aceitou o desafio lançado pela Ana Cadete, investigadora em Boston, na sua página de Instagram, The Non-Conformist Scientist, para que se juntassem a ela na criação do Ciência em 3 minutos desde o primeiro momento. Nos últimos meses, a equipa composta por 7 investigadoras e comunicadoras de ciência, desenvolveu e produziu uma série de vídeos a explicar a evolução e os avanços científicos no controlo da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo, em português.


Sandra Pinto 


Sandra Pinto é mestre em Ciências da Comunicação (2010) e licenciada em Comunicação Social (1997) pela Universidade do Minho. Iniciou o seu percurso profissional na sede da Portugal Telecom (atual ALTICE), onde realizou durante dois anos variados trabalhos na área da Comunicação Interna. Ingressou no INESC TEC em 2000 como Técnica de Comunicação, tendo assegurado a atividade do então criado Serviço de Comunicação desde essa data. Desde 2006 assume a função de Responsável de Comunicação, prosseguindo atividades de comunicação de ciência com vista à promoção e dinamização do conhecimento, imagem e prestígio da instituição. Entre junho de 2018 e março de 2020 assumiu também a função de Head of Communications no Programa UT Austin Portugal acolhido no INESC TEC.

Organização 

Anabela Carvalho (Coordenação)

Elsa Costa e Silva (Coordenação)

Sandra Paiva (Coordenação)

​

Ana Gomes

Beatriz Cunha

Beatriz Silva

Cátia Leite

Cláudia Pereira

Cristina Fernandes

Eduardo Brinco

Francisca Viegas

Mariana Velho

Pedro Domingues

bottom of page