Oradores e Oficinas
Cristina Soares
Licenciou-se em Engenharia Florestal, deu aulas de cartografia e detecção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à comunicação e à linguagem.
Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado formações em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare, MED - Universidade de Évora, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), INSA – Ricardo Jorge, entre outros.
Actualmente, também desenvolve o projecto “Resumos claros em português”, no LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food. E apresenta o podcast de comunicação de ciência, “Palavrões da Ciência”, juntamente com Marco Neves.
Constança Freire
Licenciou-se em Media e Comunicação com especialização em Escrita Criativa pela Goldsmiths University of London em 2015 e no ano seguinte concluiu um mestrado em Literatura Infantil e Juvenil (também com especialização em Escrita Criativa) pela mesma universidade. Ocupa o cargo de técnica de comunicação no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto onde gere e dinamiza oficinas de Escrita Criativa e atividades de índole científica para públicos mais jovens.
​
Nuno Castro
Nuno Castro é professor no Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho e físico experimental de partículas, desenvolvendo investigação no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) e no Laboratório Português de Física Experimental de Partículas (LIP). As suas áreas de especialização são a física do quark top, a pesquisa de novos fenómenos de física e as técnicas avançadas de análise de dados. Nuno Castro é atualmente Vice-Presidente para a Investigação e a Inovação Científica da Escola de Ciências da Universidade do Minho e membro da direção do LIP, coordenando a formação avançada no LIP e o Centro de Competências em Simulação e Big Data. É também Presidente do Conselho Diretivo do INCD – Infra-estrutura Nacional de Computação Distribuída –, Diretor da Área de Computação Avançada do Programa UT Austin Portugal e membro da Sociedade Portuguesa de Física, onde coordena a Divisão de Física de Partículas e preside ao Conselho Fiscal.
Iberê Thenório
Iberê Thenório está entre as personalidades brasileiras mais influentes entre os jovens.
Jornalista, formado na Universidade de São Paulo, desde criança revelou a sua curiosidade e paixão pela aprendizagem e pelo ensino.
Em 2008, criou Manual do Mundo com mais de 25 milhões de seguidores nas suas redes digitais, tendo acumulado mais de 3 bilhões de visualizações só no seu canal no YouTube e dois prémios no Guinness Book Records.
Visando comunicar a todos o conhecimento e a ciência, Manual do Mundo apoia e participa em eventos científicos e sociais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), maior feira na área no país, e atua também no campo editorial, com 18 títulos publicados e mais de 180 mil unidades vendidas.
O Manual do Mundo é um projeto que pretende explorar e experimentar sempre novas dinâmicas, por entender ser essa a forma mais eficiente e divertida de ensinar e aprender.
Bruno Pinto
Bruno Pinto é investigador e comunicador de ciência e ambiente, estando atualmente baseado no MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
Centra a sua atividade na comunicação de temas como: alterações climáticas, a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade.
Explora diferentes formatos tais como o teatro, o stand-up comedy, a banda desenhada ou a exposição.
Para além das suas atividades de comunicação e investigação, também lecciona na área da ecologia e comunicação de ciência.
Paulo Gusmão
Paulo Gusmão Guedes é licenciado em História pela Universidade do Porto. A partir de 1990, integrou a coordenação editorial do Boletim da Universidade do Porto, órgão de reflexão institucional dedicado a tópicos científicos e a políticas do ensino superior.
Posteriormente, foi responsável pela organização da exposição anual da Universidade (Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto) desde o seu início, em 2003 até 2016.
Organizou várias outras exposições, fundamentalmente baseadas nas coleções museológicas da Universidade, de que se destaca o ciclo “Aventureiros, Naturalistas e Colecionadores”, ou ações ligadas à comunicação de ciência, como a Noite Europeia dos Investigadores ou um dos congressos anuais da rede SciComPt.
Integrou a coordenação do programa Universidade Júnior e, entre 2016 e 2020, foi diretor executivo da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, unidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
A partir de 2020, integrou a Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto, com, entre outras funções, a coordenação do programa de podcasts da Casa Comum e a programação de música clássica, jazz e tradicional. Os seus principais interesses na área académica são a história da ciência e a promoção cultural, seja científica, literária ou artística.
Maria Portela
Estudante no último ano do mestrado integrado em Bioengenharia Molecular no Imperial College em Londres, onde também completou cadeiras opcionais em "Comunicação de Ciência", e "Ciência, Arte e Design".
Colabora com o serviço de divulgação científica desta universidade, e ocasionalmente desenvolve projetos de divulgação científica na área da biotecnologia e biologia sintética.
Paralelamente à atividade científica, a Maria é ativa na área da música. Concluiu o Ensino Secundário em Música, na variante da composição, e hoje é cantora e compositora residente no coro de câmara do Imperial College.
Em 2021 desenvolveu uma residência artística no gnration, em colaboração com Marta Pombeiro, onde explora formas de aliar a música a conceitos de biologia sintética.
Telmo Dourado
Especialista em Media para televisão na Rádio e Televisão de Portugal — RTP, S.A.
Produziu, escreveu e dirigiu programas de informação e entretenimento de TV (RTP, SIC e TVI) e Rádio (Antena 1): grande debate, talk show, game show, talent show, grande evento, documentário, autopromoção,
publicidade.
Tem assinado conteúdos como autor, produtor, jornalista, guionista, copywriter, diretor de conteúdos e realizador.
Apaixonado pelo desporto em natureza, desenvolve também atividade em Sports Marketing.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho (UM); mestrando em Marketing (MMKT) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG); Graduado em Produção Criativa de Televisão (UI); em
Prospectiva, Estratégia e Inovação (ISEG/IDEFE); em Transmedia (EBU); em Marketing Digital (IPAM).
Lecionou nas áreas da imagem, da marca e das redes sociais.
Pedro Alvito
Biólogo de formação, considera-se um curioso pela Natureza, repleto de boa disposição, que usa a brincadeira e a criatividade para comunicar a Ciência.
Adora orientar saídas de campo e visitas em museus, tendo já trabalhado em reservas naturais e em locais classificados pela Unesco de património mundial.
Atualmente trabalha na Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva.
Joana Miranda
Especialista em liderança de projetos e equipas, produção, comunicação e formação. Conta com vasta experiência na implementação e coordenação de projetos interdisciplinares, na interseção das áreas da cultura, conhecimento e sociedade.
Assegura, atualmente, a Coordenação Executiva da Estrutura Braga Media Arts –Braga UNESCO Cidade Criativa em Media Arts, na empresa Municipal de Cultura Teatro Circo de Braga, EM, SA.
É responsável pela implementação dos diversos eixos do Plano de Ação, angariação de financiamento nacional e europeu e desenvolvimento de parcerias locais, nacionais e internacionais.
Rosalia Vargas
Rosalia Vargas é Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento.
Lidera, desde 1996, a Rede de Centros Ciência Viva e a recente criação da Rede de Escolas e Quintas Ciência Viva. Foi membro do Board da ASTC – Associação de Centros de Ciência e Tecnologia, Washington, DC (2016-2022) e conselheira do Conselho Nacional de Educação (2006-2022).
É membro do Conselho Internacional do Copernicus Science Center, Varsóvia, e membro do Conselho Consultivo de Acompanhamento do Plano Nacional das Artes.
Em 2022, foi eleita uma das 50 personalidades mais influentes na indústria dos museus e atrações culturais do mundo (Blooloop).
Elsa Costa e Silva
Professora no departamento de Ciências da Comunicação e Diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência.
É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Foi jornalista do Diário de Notícias durante 10 anos, tendo trabalhado em Jornalismo de Ciência.